domingo, janeiro 31, 2010

SOPA DE PEDRA


Estando o filho a falar comigo de sopas, diz-me,-mãe há muito que não fazes a sopa da pedra. Ok, grande falha minha, mas não ouve problema, porque seguiu logo para bingo. Fiz a minha sopa da pedra, porque como reza a história a dita leva todo o tipo de carnes (orelha de porco,carne de vaca,etc, etc) mas, como o filho gosta desta sopa é mesmo só pelos enchidos, e não gosta de orelha de porco, eu faço ao gosto do meu pessoal. Cada qual já sabe utiliza os ingredientes que gosta,certo?

Ingredientes:
-500 g de feijão encarnado
-2 boas tiras de entremeada (toucinho)
-1 chouriço
-1 morcela
-1 farinheira
-1 couve lombarda pequena
-3 batatas
-3 cenouras pequenas
-1 mão-cheia de massa de cotevelinhos
-1 cebola
-3 dentes de alho
-1 folha de louro
-sal
-azeite
Deixei o feijão de molho de véspera. A entremeada também a salguei de véspera. No dia seguinte numa panela coloquei a entremeada sacudida do excesso sal e os enchidos e cobri com água. Foi ao lume a cozer. Separadamente também coloca o feijão a cozer em água e sal. À medida que forem cozendo, vai-se retirando as carnes sucessivamente. Logo que se retiram todas as carnes, juntam-se, cortadas em pedaços, a couve, as cenouras, a cebola, os alhos picados, o louro e, algum tempo depois, as batatas também em pedaços e os cotevelinhos. Entretanto, já tinha escorrido o feijão do qual tinha esmagado com o garfo 2 conchas. Quando os legumes e a massa está cozido, juntei os feijões inteiros e os esmagados. Temperei com azeite e rectifiquei o sal. Juntei a entremeada cortada e, logo que levantar fervura juntei os enchidos. Deixar apurar o que é "vapt-vupt". Servir de seguida.Já sabe que pode juntar coentros ou hortelã.

Notas: ter em atenção, quando rectifica o sal. Não esquecer o sal da entremeada e dos enchidos, ok?

sábado, janeiro 30, 2010

MORANGOS COM VINAGRE BALSÂMICO





Esta sobremesa prepara-se em escassos segundos. Mais uma receita que retirei do meu livro «Itália Sabores do Mundo» e que achei simplesmente deliciosa. Vai precisar de morangos doces, sumarentos e bem maduros, além de um vinagre balsâmico xaroposo da melhor qualidade, uma vez que quanto mais doces forem os ingredientes de base, menos açúcar será preciso acrescentar.

Ingredientes:
-500 g de morangos lavados e cortados ao meio
-2 1/2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
-5 folhas de hortelã picada grossa
-açúcar a gosto
-200 g de queijo ricota
-sumo de 1/2 limão
-1 colher de chá de mel claro
Com cuidado, misture os morangos com o vinagre balsâmico e a hortelã numa tigela grande. Acrescente açúcar a gosto, cubra com película aderente e deixe a macerar no frigorífico durante uma hora. Mexa suavemente de vez em quando, para combinar os sabores. Com um garfo, esmague o ricota numa tigela, junte o sumo de limão, o mel, e mexa. Tape com película aderente e mantenha no frigorífico até à hora de servir. Sirva os morangos em taças de sobremesa, guarnecidos com uma colher do preparado de ricota.

P.S. Simples e delicioso...

Estou no Facebook aqui!

sexta-feira, janeiro 29, 2010

SARDINHAS ASSADAS MUITO LOUCAS

E não é que o "jovem"Jamie tem toda a razão...São mesmo uma loucura de sabor.

Para este prato, inspirei-me na Rose Gray no River Café, onde ela fazia coisas fantásticas com as sardinhas. O que ele tem de bom é que se podem comer duas ou três como petisco, ou apenas uma como entrada. Sinta-se à vontade para improvisar o assunto das ervas aromáticas e do pão esmigalhado. Delicioso amigos.

P.S. Peça na peixaria para lhe arranjarem os filetes.

Eu vou colocar a receita tal e qual, mas, eu não usei pinhões pois, quando fui fazer pensava que tinha os ditos e ops tinha acabado.(E amigas(os) se há fruto seco que não podemos trocar com outro, é mesmo os pinhões). E sinceramente não me apeteceu agarrar no carro para ir comprar. Ok, podia fazer a receita no dia a seguir. Mas, também não me apeteceu...eu queria comer as sardinhas nesse dia, que como sabem é um peixe que adoro. Ah, e mais uma receita do livro do Jamie que não me defraudou. É simplesmente brutalissima, como tantas outras que já fiz e posterior vou postar, ok?

Ingredientes:
-1 bolbo pequeno de funcho, com rama
-1 pão ciabatta da véspera, sem côdea
-1 mão-cheia de pinhões, ligeiramente torrados
-1 mão-cheia de folhas de manjerona
-sal e pimenta moída na hora
-azeite extra virgem
-8 fatias de pancetta ou toucinho fumado
-8 sardinhas, arranjadas e em filetes
-8 pés de alecrim, ou palitos

Tira a rama e o caule ao bolbo de funcho. Reserve a rama e deite fora o caule. Parta o bolbo ao meio e pique-o finamente. Triture o pão ciabatta em pedaços pequenos, ou pique-o finamente com uma faca, ponha os pedaços de pão numa tigela, com o funcho, os pinhões (não usei) e a manjerona. Tempere bem com sal e pimenta-preta e misture com 4 ou 5 colheres de sopa de azeite.
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Numa tábua de cozinha, disponha uma fatia de pancetta. Ponha uma sardinha, com a pele para baixo, atravessada em cima da pancetta. Polvilhe o filete com um pouco da mistura de pão, cubra com outro filete com a pele para cima, polvilhe com mais um pouco da mistura de pão, e enrole apertadamente a pancetta à volta das sardinhas e prenda com um pé de alecrim ou um palito. Repita para obter 4 pequenas sanduiches de sardinhas. Disponha-as em cima de um pouco de papel vegetal untado, (ok, o Jamie é como eu...anti silicone) num tabuleiro de ir ao forno, e asse na prateleira de cima do forno pré-aquecido durante 8 minutos ou até a pancetta e os pedacinhos de pão estarem estaladiços.
Sirva com um pouco de salada de rúcula, um quarto de limão e polvilhe com a rama de funcho picada. E o Jamie diz:- E, rapazes, se não se safam com esta, é melhor desistirem já!

P.S. E como eu concordo com o Jamie em absoluto...

quinta-feira, janeiro 28, 2010

MOUSSE DE MANGA







A falar com a minha amiga Eliete, ela fala-me desta mousse que é simples de se fazer. E que para uma aflição, e sem tempo de se fazer algo elaborado. É simplesmente divina...

Ingredientes:
-2 pacotes de natas (400ml)
-1 lata de leite condensado
-2 pacotes de polpa de manga (ou de outro sabor ao vosso gosto) os pacotes são aqueles que se encontram nos congelados de frutas que se chamam "Brasfrut". Coloca os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos. Deita numa tigela e leva ao congelador "estilo" uma hora e depois é servir e deliciar-se, que maravilha...

P.S.Obrigada Eliete pela partilha deliciosa...Já tinha feito a minha mousse de manga aqui.

Estou no Facebook aqui!

quarta-feira, janeiro 27, 2010

PIZZA DE ANANÁS COM UMA MISCELÂNEA DE QUEIJOS





Esta pizza resolvi fazer com ananás que o filho adora o sabor acido/doce/salgado. Ok? É mesmo uma miscelânea de sabores:)...vamos à receita.
Para a massa:
-200 g de requeijão
-1 colher de (chá) rasa de sal
-5 colheres de sopa de azeite
-1 ovo grande
-250 g de farinha
Para o recheio:
-molho de pizza
-1 lata de ananás das pequenas
-1 lata de azeitonas às rodelas
-queijo de cabra cortado em quadrados
-queijo da Ilha cortado em quadrados
-queijo búfalo mozzarella cortado em quadrados
-queijo mozzarella ralado na altura
-oregãos secos para polvilhar
Comecei por fazer a massa. Numa tigela coloquei o requeijão, sal, o ovo e o azeite. Misturei muito bem com uma vara de arames. Adicionei a farinha e aí já foi com as mãos a trabalhar. Mexi muito bem até ter uma massa macia. Reservei 40 minutos. Depois foi agarrar no rolo e estender a massa. Que coloquei num tabuleiro untado com azeite. Espalhei por cima da massa o molho de tomate, o ananás cortado em bocados, as azeitonas e os queijos cortados em quadrados. Ralei o mozzarelle e polvilhei com os oregãos. Depois foi levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos. Ok? Simplesmente fantástica para quem gosta do sabor de fruta na comida que é o caso do filho e meu. Já a filha adora ananás e não gosta muito de pizza do dito. Pois, vamos lá a entender(sorrisos), ok? A mãe entende, e fez outro prato para a filha:)...

terça-feira, janeiro 26, 2010

BOLO DE CHOCOLATE COM LARANJA INTEIRA





Mais uma receita do "meu" «Jamie Oliver», que é simplesmente brutalíssimo...
Um bolo com uma deliciosa surpresa no interior. A casca da laranja fica cozida como no doce de laranja amarga contrastando muito bem com a doçura do chocolate.

Ingredientes:
-85 g de manteiga
-55 g de chocolate negro
-170 g de farinha com fermento
-55 g de cacau em pó
-170 g de açúcar
-2 ovos
-2 colheres de sopa de leite

Para o recheio:
-1 laranja, de preferência das de casca fina
-85 g de manteiga
-85 g de açúcar

Comece por colocar água ao lume num tacho (no qual vai pôr o bolo a cozer mais tarde), e ponha a laranja inteira a cozer durante, pelo menos, 10 minutos, no tacho tapado. Entretanto, unte uma forma de 1,3 litros. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria. Junte a farinha e o cacau numa tigela, acrescente o chocolate derretido, depois o açúcar, os ovos e o leite e misture bem. Deite cerca de 2/3 da mistura na forma, fazendo um buraco no meio. Por esta altura, a laranja já deve estar cozida e a casca deve estar bem amolecida.

Tire-a cuidadosamente da água. Pique a laranja com um palito ou um garfo (eu fui de garfo) a toda a volta e ponha-a no buraco do bolo. Pode (com cuidado, pois ainda está muito quente) cortar a laranja em gomos, se quiser tirar os caroços ou os filamentos mais duros, depois voltar a juntar os gomos (facilita muito a tarefa de servir).Mas eu não costumo dar-me a esse trabalho. (Ai! Como eu compreendo o Jamie, também não quis dar-me a esse trabalho).

Corte a manteiga em cubos, espalhe-os à volta da laranja com o açúcar e depois cubra com a restante massa do bolo. Tape o bolo com papel manteiga, depois com papel de alumínio e ponha num tacho com água a ferver (a água deve chegar até meio da forma). Coza durante 2 horas. Não se esqueça de verificar de vez em quando se é preciso acrescentar mais água. Vire o bolo sobre um prato de servir e acompanhe com creme custard ou natas.

Notas: eu servi simples.

P.S. Não sei, como é que dizem que o Jamie não sabe cozinhar! Ok, devo ser eu, que não sei cozinhar...Pois se as receitas que faço do Jamie, me saem na perfeição e que me agrada e muito...

Estou no Facebook aqui!

segunda-feira, janeiro 25, 2010

GALO COM SALVA E TOMILHO

Pois, o galo que trouxe de Coimbra não veio só... Veio com um irmão ou primo ou sei lá! E como gostei e muito do sabor do anterior resolvi assar no forno. Então coloquei numa tigela 3 dentes de alho picados finos, salva cortada grosseiramente e uma pernada de tomilho esfarelado (ou seja, só mesmo as folhas),sal e pimenta-preta moída na hora. Juntei azeite e envolvi os ingredientes muito bem. Pincelei o galo com este tempero e reservei uma hora. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Durante uma hora, fui virando para ele alourar todo por igual... Servi com a salada de massa.

P.S. Ao usar as ervas aromáticas já sabe o sal tem que se reduzir. Pelo menos é o que eu acho, e faço,ok?

A MELHOR SALADA DE MASSA

Pois, e não é que o Jamie mais uma vez não enganou...Podem crer que é de uma simplicidade e de um sabor brutalissimo....

Ingredientes:

-300 g de massa em forma de conchas pequenas
-3 dentes de alho
-250 g de tomate-cereja amarelo
-1 mão cheia de azeitonas pretas sem caroço
-2 colheres de sopa de cebolinho fresco
-1/2 pepino
-4 colheres de sopa de vinagre branco
-7 colheres de sopa de azeite extra virgem
-sal e pimenta-preta moída na hora
Ponha uma grande panela com água temperada com sal ao lume e deixe levantar fervura. Junte a massa e os dentes de alho e deixe ferver até ficar al dente, escorra e passe por água fria para arrefecer. Reserve o alho para usar no tempero. Ponha a massa numa tigela. Pique os tomates, as azeitonas, o cebolinho e o pepino em pedaços do tamanho da massa e junte os ingredientes. Esmague os dentes de alho num almofariz. Junte o vinagre, o azeite e tempere com sal e pimenta- preta. Tempere a massa e rectifique os temperos.


P.S. A massa que utilizei foi a Perline da marca Pasta Zara, que comprei no Continente.

domingo, janeiro 24, 2010

AZEVIAS COM AMÊNDOA E CHILA (GILA)

Claro, que já tenho a receita das minhas azevias no blog. Mas como nestas alterei o recheio, e ficou simplesmente fantástico resolvi partilhar aqui no blog. Além que eu abri as azevias para ficarem com uma ideia de como fica o interior, ok?

Ingredientes da massa
-500 g de farinha
-100 g de banha derretida
-0,5 dl de aguardente
-2,5 dl de sumo de laranja


Para o recheio:
-300 g de miolo de amêndoa moído com pele
-80 g de açúcar
-300 g de doce chila gila
-1 dl de água
-1 laranja sumo
-1 colher de chá de canela
-4 gemas

Fazer o recheio primeiro. Leva um tacho ao lume com o açúcar a água e o sumo de laranja. Quando o açúcar está derretido retira do lume e junta o miolo de amêndoa, canela, gemas e o doce de gila e leva de novo ao lume até fazer o ponto de estrada. Reserva.

A massa: mistura a farinha com a banha derretida, de seguida a aguardente e vá juntando o sumo da laranja até obter uma massa lisa e macia. Estende a massa com o rolo numa superfície limpa e enfarinhada. Depois é colocar o recheio, e fechar, cortar com um corta bolachas ou um copo. Levar a fritar em óleo bem quente, o que a fritura é rápida. Depois escorre em papel absorvente e envolve em açúcar e canela.

sábado, janeiro 23, 2010

TAGLIATELLE FRESCO DE ESPINAFRES COM MEXILHÃO




Já sabem que quem me dá as dicas da massa é o Alexandre, e esta claro não foi excepção. Além que sabendo o Alexandre que eu o único marisco que gosto é mexilhão deu-me a ideia de como fazer para acompanhar a massa. Vamos à receita.

Para a massa:
-meio molho de espinafres
-1 ovo
-170 ml de água de cozer os espinafres
-400 g de farinha "tipo"00

Para o acompanhamento:
-400 g de miolo de mexilhão
-2 dentes de alho grandes picados miudinho
-azeite
-vinho branco
-flor de sal e pimenta-preta moída na altura
-100 ml de natas

Cozi os espinafres em água e sal. Depois de cozidos (que como sabem é vapt-vupt). Reservei a água, e coloquei os espinafres escorridos no liquidificador com um pouquinho de água, da cozedura dos mesmos. Fiz o polme e reservei
Limpar a banca muito bem, (claro, como convém) colocar a farinha abrir um buraco colocar o ovo, o polme dos espinafres, e vai deitando a água da cozedura. Vai envolvendo sempre com as mãos, para encontrar a tal textura que o Alexandre me disse usei (170 ml) de água. Quando pronta deixar repousar durante 1 hora. Depois é esticar a massa com o rolo ou máquina (eu sou de rolo) e cortar. Deixar pendurada a secar mais outra hora. Levar a cozer num tacho (ou panela) o que quiserem com bastante água e sal. Quando a água estiver a ferver em cachão deitar a massa fresca que leva entre 2 a 3 minutos,ok? Nunca mais, a massa tem que ficar "al dente". Agora os mexilhões fiz assim. Numa frigideira coloquei os dentes de alhos picados com o azeite, quando quente junto os mexilhões e salteio. Refresco com o vinho branco e deixo evaporar ,junto as natas tempero com flor de sal e pimenta-preta moída na altura e deixo apurar o que é rápido. É só cobrir a massa com os mexilhões e servir-se...

Notas:a tal textura da massa como já expliquei aqui e aqui é "estilo" plasticina.


sexta-feira, janeiro 22, 2010

GELADO DE TÂMARAS




Pois, já nem vale a pena eu dizer nada... Sou mesmo "surtada" por gelados:) vamos à receita...

Ingredientes:
-300 g de tâmaras
-150 ml de vinho do Porto branco
-200 g de açúcar branco fino
-3 gemas
-150 ml de leite gordo
-400 ml de natas
Deixei as tâmaras a hidratar de um dia para o outro no vinho do Porto branco. Descarocei as tâmaras e levei as ditas ao lume com o vinho do Porto até evaporar quase a totalidade do vinho (o que foi rápido), pois o restante as tâmaras absorveram durante a hidratação. Depois no liquidificador coloco o leite e tâmaras e faço um polme. Reservo. Numa tigela bato as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Junto o polme e envolvo muito bem, depois é juntar as natas sem serem batidas e voltar a envolver. Quando bem envolvido deitar na sorveteira a trabalhar. Leva 40 minutos. Claro depois foi deliciar-me:)

Notas: esta parra de tâmaras que aparece na foto é as ditas que eu depois de experimentar uso sempre, nunca mais comprei das outras brilhantes. Para mim são as melhores. As brilhantes, são mais baratas. Mas estas em qualidade e sabor ganham aos pontos às outras, mais bonitinhas e baratas...

quinta-feira, janeiro 21, 2010

PERU NO FORNO COM ALECRIM


É das carnes que os meus filhos gostam assado no forno. E que eu até faço bastante, mas, claro que gosto de variar o tempero. Porque comermos sempre o mesmo sabor, ui, que enjoa:)...Mas também há que saber usar as ervas aromáticas (não fazer misturas de sabores que não ligam com nada, ok?) Então fiz assim e que ligou na perfeição. No liquidificador coloquei uma cabeça de alhos descascados e um pouco de colorau. Juntei azeite e fiz uma polpa que pincelei o bichinho. Coloquei no tabuleiro e polvilhei abundantemente com alecrim esfarelado. Reguei com vinho branco e deixei nesta marinada de um dia para o outro. Temperei com sal marinho e levei o bichinho ao forno a uma temperatura de 70ºC durante 2 horas. Depois passei para 200ºC mais 1/2 hora. Servi com umas batatinhas pequenas assadas com flor de sal, alecrim, colorau, azeite e refrescadas com vinho branco. Simplesmente fantástico o sabor e a textura da carne...

quarta-feira, janeiro 20, 2010

PÊRAS E MEL



Uma sobremesa diferente e deliciosa...
-pêras maduras e cortadas em quartos finos sem caroços
-queijo de Serpa cortado fininho estilo "aparas"
-mel de flor de laranjeira para regar
Dividir os quartos de pêra e aparas do queijo em pratos de sobremesa. Regue com o mel e sirva de seguida.Ok? Fantástico e sem dificuldade nenhuma, certo?

P.S. "A simplicidade no seu melhor...!"

Estou no Facebook aqui!

terça-feira, janeiro 19, 2010

LULAS COM CARIL

O filho adora caril, ok? Mas de frango. Mas eu tinha umas lulas pequenas e apeteceu-me fazer o caril das ditas...
Ingredientes:
-1 Kg de lulas
-2 dentes de alho
-1 cebola
-azeite
-1 ramo de salsa
-1 colher de sopa de polpa de tomate
-sal
-pimenta
-1 colher de sopa de caril
-piripiri
-caldo de cozer um osso de presunto
Levei a cebola e os dentes de alho com o azeite ao lume até a cebola ficar translúcida. Juntei a salsa picada, o sal, pimenta, piripiri, as lulas limpas . Refoguei um pouco e fui adicionando golinhos do caldo de cozer o osso de presunto, suficiente para cozer as lulas. Misturei a polpa de tomate e o caril. E deixei apurar o que é rapidíssimo. Servi com arroz branco.

P.S. Eu utilizei o caldo de cozer um osso de presunto pois não gosto de caldos industriais,ok? Então é assim, quando me perguntam sobre os caldos industrializados "estilo" Knorr, etc. A minha opinião, e gosto, é simples. Acho, digo bem! Que faz péssimamente à saúde (dito por um médico amigo) além amigos(as) não acham, que a comida saberá tudo a "xapa 5"? Trocando por miúdos sabe tudo igual,ok? E os sabores da minha "memória" de infância não metia caldos industrializados. Cada um de nós tem o seu tempero. Ou seja: é isso que eu chamo saber ter gosto pela comida,ok?

segunda-feira, janeiro 18, 2010

REQUEIJÃO COM DOCE DE ABÓBORA E NOZES



Claro, que mais ou menos de 2 em 2 meses faço doce de abóbora. Pois o meu pessoal gosta muito de queijo com o doce. Só que desta vez resolvi acrescentar nozes. O que ficou simplesmente delicioso. Mais ou menos, a 10 minutos de o doce estar no ponto, acrescentei as nozes "cortadas" grosseiramente. E assim tem-se sempre uma sobremesa simples e fantástica. Aqui servi com requeijão de Seia. A receita já se encontra aqui...

domingo, janeiro 17, 2010

OS MEUS GOSTOS SÃO SIMPLES, GOSTO DO MELHOR







É verdade, chega-me perfeitamente o que a natureza me dá. "MAR"é das imagens que mais me transmite tranquilidade esteja ele (MAR) revolto ou calmo. Simplesmente adoro...

Hoje, um domingo até com um tempo, ui, mesmo triste. Mas não é por isso que deixo de ir visitar o meu "MAR", a temperatura até estava bem agradável 17ºC.

P.S.Agora fotos de um domingo com 9ºC. Mas, com um sol lindo...Ok, para mim o "MAR" é brutalissimo em beleza seja com sol ou não...



POLVO À GALEGA



A falar com o Alexandre ele disse-me como fazia o polvo à galega, e eu claro que resolvi seguir logo para bingo. Então cozi o polvo como o Alexandre me ensinou, no tacho. Lava-se o polvo muito bem e leva-se a cozer com uma cebola descascada e com 4 cravinhos espetados, coberto com água. Deixa cozer até ficar macio. Depois corta o polvo em pedaços não, muito grandes e coloca numa travessa. Polvilha com um pouco de flor de sal e colorau, e rega com azeite virgem extra. Serve de seguida...

Notas: adoro a textura, e sabor do polvo cozido no tacho com os cravinhos. Este polvo é uma maravilha para uma entrada ou petisco...

P.S. Alexandre um muito obrigada pelas dicas e receitas deliciosas, o que esta não foi excepção...

Estou no Facebook aqui!

sábado, janeiro 16, 2010

O MEU BOLO «CHIFFON»









Este é o meu bolo "Chiffon" claro andando eu a pesquisar os meus livros de cozinha à procura de um bolo para o meu aniversário, ao fim de ver uns poucos de livros lembrei-me que já não fazia este bolo há bastante tempo (ou seja desde que tenho blog nunca o tinha feito) e como é um bolo brutalmente delicioso e simples, segui para bingo. Larguei os meus livros e fui fazer o meu bolo:) vamos à receita, ok?

Ingredientes:
-150 g de açúcar
-150 g de farinha
-6 ovos
-1 dl de óleo
-1 colher de chá de fermento
-1/2 colher de café de bicarbonato
-3 colheres de sopa de um "bom" cacau
-1,5 dl de água a ferver
-1 pontinha da colher de café de essência de baunilha
-800 ml de natas
-80 g de açúcar em pó
-1 pitadinha minúscula de essência de baunilha
-1,5 dl de calda de açúcar
-1 cálice de «Cointreau»

Para o molho de chocolate
-1 dl de leite
-60 g de chocolate
-1 colher de sopa de manteiga
Bater os ovos e o açúcar, até ficar um preparado bem espumoso. Juntar o óleo. Numa peneira, juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e a baunilha e misturar tudo. Incorporá-los ao preparado anterior delicadamente, com uma colher de pau. Dissolver o cacau na água a ferver e incorporar ao preparado anterior. Untar uma forma redonda sem buraco e polvilhar com cacau. Deitar o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Passar a 160ºC e deixar mais 20 minutos. (Ok? O teste do palito).

Desenformar e reservar. Eu costumo só rechear no dia seguinte. Cortar horizontalmente, com uma faca grande. Misturar a calda de açúcar com o «Cointreau» e pincelar até embeber a parte de baixo do Chiffon.

Entretanto, bater as natas bem frias com o açúcar em pó e a pitada de baunilha. Até fazer um chantilly firme. Com uma espátula, barrar a parte molhada do Chiffon com bastante chantilly. Tapar com a outra parte do Chiffon. Enchi o saco pasteleiro e com uma boquilha frisada decorei tudo à volta. Por cima, espalhei abundantemente o chantilly e com a espátula fui dando uns movimentos de ondas, (sorrisos), ok? Como está a chover mas, nem por isso deixo de pensar no meu mar, inspirei-me nele (mar) para fazer o topo do meu bolo).

Depois reguei com o molho de chocolate que fiz assim; misturei os ingredientes e levei a lume brando até derreter e misturar muito bem os ingredientes, fui mexendo até engrossar o que é rápido, ok? Não façam este molho no micro-ondas, ok? Claro que só reguei o bolo quando o creme de chocolate estava frio...

Notas: como faço a minha calda de açúcar. Num tacho coloquei 180 g de açúcar, 1,5 dl de água, uma casca de limão e um pau de canela. Levo ao lume e deixo ferver "estilo"1 minuto. Depois deixo arrefecer e filtro com um passador de malha fina. Agora cada qual faz a sua calda, ok? A minha eu faço assim. E já sabem este bolo quanto mais fresco, mais delicioso fica.

P.S. Agora as natas já sabem eu depois de experimentar as que o Alexandre me recomendou não uso outras. Que são as dos produtos brancos do E.LECLERC que são simplesmente deliciosas e leves, e montam muito rápido.
Agora só queria agradecer os e-mails que recebi a desejarem-me felicidades no meu dia de aniversário. Pois, eu não tendo comentários e não andar a comentar nunca me passou pela cabeça que tinha tantas pessoas que nutriam um carinho tão grande por mim. Eu vou responder a todo/a(s)individualmente ok? Ainda só consegui responder a metade:)e já foi muitos....Ah e com isto tudo claro, ontem dia 15 fiz 51, ok? É fixe:))) virando ao contrário o 51 fica 15 o dia de aniversário...

sexta-feira, janeiro 15, 2010

FRANGO ASSADO COM PICANTE, E ACOMPANHAR FEIJÃO BRANCO COM SALVA





Uma maneira de fazer o frango assado que me agrada e muito. Pois fica muito bem assada sem levar muito tempo no forno. Além que fica com a pele estaladiça o que me agrada.

Ingredientes:
-1 frango
-4 colheres de sopa de azeite
-sumo de 1 limão
-2 malaguetas
-sal marinho
Arranjo e limpo o frango e abro muito bem o dito até quebrar os ossos do esterno, ok? Estou mesmo muito violenta:). Misturo o azeite, sumo do limão e as malaguetas picadas. Num pirex coloco o frango e pincelo com este preparo e deixo a marinar durante pelo menos 5 horas. Eu deixo sempre de um dia para o outro. Mas vou virando para tomar de gosto por igual.. Depois coloco o frango num tabuleiro e tempero com sal e levo ao forno, pré-aquecido com a pele virada para baixo e asso sob o grelhador do forno muito quente, (200ºC) durante 15 minutos e regando uma vez. Em seguida, viro o frango e deixo assar durante mais quinze minutos, regando de vez em quando, até o frango começar a ficar tostada e os sucos naturais da carne saírem límpidos quando espetar uma faca numa das coxas. Para acompanhar servi o feijão com salva e tomate, que fez um casamento na perfeição...

P.S.Este feijão para mim é uma delicia para acompanhar carnes...
Ingredientes:
-300 g de feijão branco
-4 dentes de alho
-2 colheres de sopa de azeite
-2 cebolas pequenas roxas cortadas em rodelas finas
-6 folhas de salva picada grossa
-1/2 malagueta picada
-3 tomates pelados e picados aos quadrados pequenos
-sal marinho
Deixo o feijão de molho de um dia para o outro. Cozo num tacho normal com 2 dentes de alho e coberto com água até cinco centímetros. Enquanto coze vou sempre retirando a espuma com a escumadeira. Quando cozido escoe e reserve. Aqueça o azeite num tacho em lume brando. Junte a cebola, a salva e a meia malagueta e deixe refogar até a cebola estar macia, mexendo de vez em quando. Junte os outros 2 dentes de alho picados miúdinho. Continue a refogar durante mais um minuto, e junte o feijão e o tomate. Tempere com sal (pouco) e deixe ao lume, mexendo durante mais três a cinco minutos antes de servir, regado com um fio de azeite virgem extra.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

BROAS CASTELARES

Já não fazia broas talvez para cima de 10 anos (ou seja nesta casa nunca fiz) e como moro nela há 10 anos aí a minha precisão no tempo, ok? Vamos à receita apesar de eu fazer a olho, como tudo, mas, tive o cuidado de pesar para colocar aqui a receita.

Ingredientes:
-400 g de batata-doce
-600 g de açúcar
-300 g de miolo de amêndoa moída
-2 ovos
-4 gemas
-200 g de casca de laranja cristalizada
-50 g de farinha de milho
-50 g de farinha de trigo
-manteiga
-farinha
-gema batida

Descasco as batatas e cozo-as. Escorro e junto 400 g de açúcar. Trituro e levo a lume brando até engrossar, mexendo de vez em quando. Junto a amêndoa, o restante açúcar, 2 ovos e as 4 gemas. Por fim a casca de laranja triturada e as farinhas. Levei a lume brando e deixei cozinhar mexendo sempre até engrossar. Deixei arrefecer completamente e reservei no frigorífico tapado com película aderente, até ao dia seguinte. Polvilhei uma superfície com farinha e sobre esta coloquei a massa. Moldei as broas e coloquei-as num tabuleiro com papel vegetal untado. Liguei o forno a 220ºC. Bati 1 ovo e pincelei as broas. Com 2 gemas misturei muito bem e "pintei"as superfícies das mesmas. Leve-as ao forno por 20 minutos mais ou menos. Já sabe difere de forno. Deixe arrefecer no tabuleiro completamente. Depois é retirar e deliciar-se...Claro, se gostar de broas Castelares. Eu simplesmente adoro...

quarta-feira, janeiro 13, 2010

ARROZ DE CABIDELA DE GALO


Numa das minhas idas a Coimbra lá venho eu com um galo. Não! Não caí de nenhuma árvore; trouxe um galo, ou seja trocando por miúdos é o macho da galinha Ok? Pois, a tia A. sabe como eu gosto de cabidela e que não consigo comer fora de casa nem comprar aqueles saquinhos com sangue que se vende nos talhos. Então resolveu matar o bichinho sem eu ver (pois, porque se eu visse já não conseguia comer o dito) ...Vamos à receita.

Ingredientes:
-arroz
-1 galo (com o respetivo sangue)
-vinagre (7 colheres de sopa)
-água
-azeite
-1 cebola
-2 dentes de alho
-1 folha de louro
-1 malagueta
-sal marinho
Já sabem que quando se matar o galo tem que aproveitar o sangue. Que se deita numa tigela com o vinagre, para não coagular. Faço um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados, a folha de louro e a malagueta. Logo que a cebola esteja translúcida junto a galo cortada aos bocados, temperado com sal. Deixo estufar em lume brando. Depois cubro o dito com água tapo o tacho e deixo cozer o galo. Quando cozido, tiro o dito e meço o caldo (três vezes o volume do arroz). Assim que levanta fervura junto o arroz e deixo cozinhar, quando está "al dente" junto o galo e o sangue com o vinagre. Tapo o tacho e deixo acabar de cozinhar o que é rápido. O arroz tem mesmo que ficar caldoso e servir de seguida...

P.S. Eu não coloquei medidas pois, cada um sabe as quantidades da sua casa, ok? Já tinha feito aqui de galinha

terça-feira, janeiro 12, 2010

SONHOS DE CENOURA


O filho adora fritos com cenoura. Ele não é apreciador dos fritos de abóbora, então eu faço sempre de cenoura. Já  tenho várias receitas no blog. Basta carregarem na lateral em fritos de cenoura.

Ingredientes:
-300 g de cenouras cozidas e passadas
-300 g de farinha
-1 c. de chá de fermento em pó
-4 dl de água
-6 ovos
-50 g de manteiga
-sal
-50 g de açúcar
-açúcar e canela para polvilhar

Põe-se a água ao lume com um pouco de sal e a manteiga. Logo que levante fervura deita-se a farinha com o fermento de uma só vez, mexe-se rapidamente para envolver bem quando começa a soltar-se do tacho retira-se do lume. Junta a polpa de cenoura e envolve muito bem mesmo. Quando bem envolvido junta o açúcar e um ovo inteiro, batendo sempre, até estar bem ligado. Mistura-se outro ovo, e assim sucessivamente. até acabarem os ovos. Bate-se bem a massa, descansa durante dez minutos, põe-se uma frigideira funda ao lume com bastante óleo e quando estiver bem quente deita-se colheradas de massa com uma colher de sobremesa. Fritam-se em lume brando para crescerem. Já sabem é como os sonhos normais. Depois é envolver em açúcar e canela.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

segunda-feira, janeiro 11, 2010

PERNA DE PORCO ASSADO NO FORNO COM SALVA E MOSTARDA EM GRÃO



Tinha uma peça da perna de porco para cozinhar. Resolvi improvisar e em muita boa hora o fiz...Pois, claro ficou divino:) vamos à receita:
Limpei a perna de porco e barrei com pimenta preta moída na altura e mostarda em grão. Reservei 1 hora. No tabuleiro que iria ao forno coloco azeite "estilo" 1,5 dl e levei o tabuleiro ao bico do fogão a alta temperatura. Quando quente coloquei a carne e selei de ambos os lados. Temperei depois de selada a carne com flor de sal. Coloquei 7 dentes de alhos com casca e esmurrados, 1 folha de louro, e 1 pernada de salva lavada e cortada grosseiramente. Reguei com 1 cálice de whisky (bom, acho, pelo menos pela idade do coitado era velhote). Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC o tabuleiro tapado com folha de papel de alumínio durante 40 minutos, nessa altura juntei batatas cortadas aos quartos e deixei mais 35 minutos. Servi com uma salada verde. Ok? Fantástico...

domingo, janeiro 10, 2010

BOLO TOALHA FELPUDA

 A minha amiga Eliete deu-me esta receita de bolo e disse que se chama toalha felpuda, é uma receita brasileira. Amiga, desculpa, mas eu tenho que o baptizar com outro nome ok? Depois de comer para mim a frase que designa este bolo na perfeição é: "pense estar a saborear uma nuvem com sabor a pecado ok? É bom demais"...Vamos à receita que é brutalmente simples...

Ingredientes bolo:
-6 ovos
-1 1/2 xicara de açúcar
-1 1/2 xicara de farinha de trigo
-1 colher de chá de fermento
-1 xícara de leite quente

Para a cobertura:
-1/2 l de leite frio
-1 pacote de coco ralado
-1/2 lata de leite condensado

Antes de fazer o bolo faz a cobertura: mistura os ingredientes todos e mexe muito bem. Reserva. O coco vai "hidratando".

Bata as claras até ficar em neve, quando estão em neve junta o açúcar e volta a bater, vai juntando as gemas sem deixar de bater e junta o leite quente. Depois é juntar a farinha peneirada com o fermento e envolver muito bem com a colher de pau. Deitar no tabuleiro (32x32) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até o palito sair seco o que é rápido, ok? É deixar arrefecer o bolo. Cobrir com a cobertura reservada levar ao frio coberto com folha de alumínio e deixar umas horas, eu deixei de um dia para o outro dentro do tabuleiro. Depois é cortar aos quadrados e servir...

P.S. Eliete um muito obrigada por esta receita maravilhosa. Eu cortei em quadradinhos e coloquei em papel de alumínio, claro para servir individualmente eu acho que fica muito mimoso. Mas claro cada qual faz ao seu gosto...

Estou no Facebook aqui!

sábado, janeiro 09, 2010

MAIS UM LIVRO PAIXÃO PELO CHÁ

Pois, eu sei qualquer dia não sei onde guardar os meus livros. Mas a paixão por eles é maior que não consigo resistir. E lá me acompanham até casa:), Ok? Primeiro de tudo tenho que cheirar o livro e depois é que começo a desfolhar. (Eu sei, sou "surtada" mas é um dos cheiros que me tira mesmo do sério, adoro). Este livro quando vi o título fiquei logo de antenas no ar:), claro, como já tinha o livro "A Paixão pelo Café "o que é um livro de muita qualidade seja de receitas, textos, informação e fotos. Deste eu fiz pelo menos já 70% das receitas e nenhuma me defraudou nem hesitei segui logo para bingo, comprei. Fala da História e virtudes. Preparação de receitas (o que me encantou porque também traz receitas de gelados que "amo". Contos para a hora do chá. A cerimónia japonesa do chá. Artes do chá. Claro agora é só ir até Campo de Ourique à loja Chá Q.B que eu adoro, sim o cheiro daquela loja parece que entramos noutra dimensão... e comprar os vários chás para preparar e fazer as receitas...

«A falta de chá depois das refeições
perturba a ordem do Universo.»

RUDYARD KIPLING

AZEVIAS DE GRÃO E LARANJA



Azevias? É um doce que adoro. Estas azevias são simplesmente deliciosas...

Recheio:
-1 lata das grandes de grão
-150 gr de açúcar
-1 laranja
-1 c. de (chá) de canela em pó
-4 gemas.

Massa:
-500 gr de farinha
-100 gr de banha derretida
-0,5 dl de aguardente
-2,5 dl de sumo de laranja

Reduza o grão a puré. Leve-o ao lume com o açúcar, e 1 dl de água, a raspa e o sumo da laranja, a canela e as gemas. Mexa até obter ponto de estrada. Retire e reserve. 

Misture a farinha com a banha derretida, de seguida a aguardente, amasse e vá juntando o sumo da laranja, até obter uma massa lisa. Estenda-a com o rolo sobre uma superfície enfarinhada e disponha montinhos de recheio, feche a massa e corte em meias luas. Vai a fritar em óleo quente, quando louros escorra-as em papel absorvente de cozinha. Depois é só passar por açúcar...

CHANFANA DE PERU



Como sabem os filhos não gostam mesmo da carne de cabra, borrego e cabrito. Mas adoram o tempero da chanfana, então eu de vez enquanto faço com a carne de porco. Mas desta vez apeteceu-me fazer com o peito do peru.

Ingredientes:
-1 peito de peru cortado em cubos
-azeite
-banha
-1 cebola cortada em quartos
-6 dentes de alhos esmurrados com casca
-4 cravinhos
-1 bom ramo de salsa
-sal marinho
-1 malagueta
-vinho tinto (bom)

No caçoilo de barro preto, coloco a carne, e o resto dos temperos todos. Depois é cobrir bem a carne com o vinho. Reservei 8 horas. Levei ao forno a 150ºC durante 1 hora. Depois aumentei a temperatura do forno para 180ºC e deixei mais 1 hora. Servi com batatas cozidas e grelos cozidos.

Notas: e assim os filhos adoram a chanfana fingida como chamo. Mas que fica igualmente deliciosa...

sexta-feira, janeiro 08, 2010

GELADO DE CASTANHA DO MARANHÃO EM PRALINÉ




Eu, e gelados:) gelados e eu:) ui,ui temos uma ligação "quase"karmica...vamos à receita.

Ingredientes
-250 g de castanhas do Maranhão
-200 g de açúcar amarelo
-70 ml de licor Baileys
-150 ml de leite gordo
-500 ml de natas
-2 gemas
Levo as castanhas levemente torradas e moídas grosseiramente ao lume, com 100g de açúcar e o licor até fazer "quase" um caramelo. Espalho essa mistura numa tábua de vidro e deixo arrefecer. Levo ao frigorífico para endurecer mais depressa. Quando está duro retiro da tábua de vidro e parto o praliné (reservando algum para enfeitar) para dentro da 1-2-3 pico grosseiramente e reservo. Numa tigela bato as gemas com as 100g de açúcar muito bem e junto o leite envolvo tudo bem. Junto as natas batidas em "quase"chantilly" envolvo de novo junto o praliné. Agora é só envolver a mistura sem bater. Deitar na sorveteira a trabalhar durante 30 minutos. Depois já sabe é guardar ou deliciar-se, como foi o meu caso...

Estou no Facebook aqui!

Notas: Pois, eu sei que está frio, que eu detesto...mas nem por isso deixo de fazer os meus gelados que AMO...