segunda-feira, janeiro 12, 2015

PUDIM DE NATAL


O Natal já passou, mas como eu disse aqui, "Natal é quando um homem quiser", neste caso mulher. O que no caso só agora é que sai algumas das receitas que passaram pela nossa mesa. Este pudim nunca pode faltar na nossa mesa de Natal! O filho adora, seja Natal ou não. Já tenho vários no blog com decorações diferentes. Podem ver aqui.


Ingredientes:
-250 gr de pão
-3 dl de leite a ferver
-240 gr de açúcar amarelo
-5 ovos
-120 gr de fruta cristalizada (cortada aos bocadinhos)
-100 gr de amêndoa laminada (coloquei 150 gr)
-100 gr de passas (sem grainhas)
-125 gr de manteiga derretida
-1 laranja (sumo e raspa)
-1 colher (chá) de canela em pó
-1 cálice de rum
-manteiga e açúcar para untar a forma e polvilhar.


Modo de preparar:
Ligue o forno a 180 graus unte uma forma e polvilhe-a com açúcar. Corte o pão em pedacinhos e regue-os com o leite quente. Tape e deixe embeber bem. Esmague o pão com uma colher de pau e junte-lhe o açúcar, os ovos batidos, a fruta cristalizada, os frutos secos, a manteiga, a raspa e sumo da laranja, a canela e o rum. Envolva e deite para a forma. Leve-a ao forno em banho-maria, por 1 hora. Desenforme o pudim frio . Decore a gosto e sirva. Servi coberto com doce de ovos.

Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

"Tente. Sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe."
(Caio Fernando Abreu)